terça-feira, 16 de novembro de 2010

Análise da minha ementa semanal

Comparando o que aprendi nas aulas de Educação para a Saúde com a minha ementa semanal encontrei



Alguns erros :')...

- pequeno almoço desequilibrado. Falta de fruta e, às vezes, de cereais.
- estar muitas horas sem comer: não lanchar de manhã e à tarde.
- falta de legumes e fruta *.*...
- beber pouca água.

Não gosto de legumes e só gosto de algumas frutas. Demanhã tomo o pequeno-almoço a correr e não tenho muito apetite.


Vou fazer um esforço por emendar estes erros porque sei que é bom para a minha saúde e para o meu crescimento comer de forma equilibrada.

Vou tentar levantar-me mais cedo 10 minutos para tomar o pequeno-almoço com mais calma.

Click here to add cool Smileys to this website for FREE!

sábado, 19 de junho de 2010

"Morrer é… simplesmente natural." - Saramago







Saramago Prémio Nobel da Literatura, vulto incontornável da cultura mundial foi também um homem de causas comprometido com a essência da vida. Morreu aos 87 anos mas deixa-nos a sua imensa obra.
Obrigado Saramago.
As nossas condolências à família.
Na ilha por vezes habitada
Na ilha por vezes habitada do que somos,
há noites,manhãs e madrugadas
em que não precisamos demorrer.
Então sabemos tudo do que foi e será.
O mundo aparece explicado definitivamente
e entraem nós uma grande serenidade,
e dizem-se aspalavras que a significam.
Levantamos um punhado de terra e apertamo-la nasmãos.
Com doçura.Aí se contém toda a verdade suportável:
o contorno, avontade e os limites.
Podemos então dizer que somos livres,
com a paz e osorriso de quem se reconhece
e viajou à roda do mundo infatigável,
porque mordeu a alma até aosossos dela.
Libertemos devagar a terra o
nde acontecem milagrescomo a água, a pedra e a raiz.
Cada um de nós é por enquanto a vida.Isso nos baste.

sexta-feira, 4 de junho de 2010





















ENGENHARIA



Engenharia é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas e em observância aos imperativos de preservação ambiental e de conservação ambiental, na escala que se fizer necessária.

Engenharia agrícola

A engenharia agrícola ou engenharia agrária inclui as técnicas e os conhecimentos empregados no gerenciamento de processos agro-pecuários.
O engenheiro agrícola projecta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários á produção agrícola. Planeia métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas.
Propõe a adopção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Constrói açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem. Trabalho no projecto de máquinas e equipamentos agrícolas e se ocupa da mecanização agrícola e da electrificação rural.

Engenharia biomédica

A Engenharia Biomédica é uma área que integra princípios das ciências exactas e ciência da saúde, desenvolvendo abordagens inovadoras aplicadas na prevenção, diagnóstico e terapia de doenças. Esta área da Engenharia está em grande expansão e se dedica ao desenvolvimento e produção de próteses, instrumentos médicos, equipamentos de diagnóstico, e ao estudo dos organismos vivos do ponto de vista da engenharia. Além disso, os Engenheiros Biomédicos estão aptos a ocupar cargos em hospitais e clínicas (administração hospitalar), industrias e empresas da área médica (elaboração e desenvolvimento de novos equipamentos) e universidades (pesquisa). A Engenharia Biomédica é uma área multidisciplinar que conjuga conhecimentos de química, física, biologia e medicina bem como as técnicas de engenharia química, engenharia electrónica, engenharia biológica, engenharia dos materiais e engenharia física.

Saídas profissionais

ü Empresas de equipamento e instrumentação médica.
ü Empresas de material farmacêutico.
ü Hospitais, nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e manutenção de equipamento.
ü Laboratórios de investigação e desenvolvimento de grandes empresas.
ü Indústria farmacêutica e de análises.
ü Laboratórios de faculdades de Medicina, universidades e organismos estatais.
ü Empresas de biomateriais.
ü Empresas ligadas à área da saúde.

Funções

As funções de um engenheiro biomédico são de natureza bastante variada e incluem :
funções dentro das unidades clínicas, nomeadamente nas vertentes – analítico - instrumental de apoio ao diagnóstico, vertente electrónica instrumental de manutenção da instrumentação, e, em casos particulares, na concepção e implementação de dispositivos de reabilitação;
funções de caracterização e monitorização do ambiente hospitalar – assepsia das enfermarias e quartos, esterilidade dos blocos cirúrgicos e de urgência, que podem ser exercidas por “outsourcing“;
funções de apoio à venda e utilização de material clínico, ou seja, funções de natureza técnico-comercial;
funções de especificação, concepção e fabrico de próteses e dispositivos médicos (incluindo os aspectos respectivos à garantia de qualidade);
funções de regulamentação e apoio ao nível dos organismos dependentes do Ministério da Saúde; funções de investigação e desenvolvimento em centros académicos de investigação e nas empresas produtoras de material clínico.


Engenharia Civil

Engenharia civil é o ramo da engenharia que projecta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.
O engenheiro civil projecta e acompanha todas as etapas de uma construção. Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino da construção. Com base nesse dados, desenvolve o projecto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro- sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados.


Saídas profissionais
ü Empresas de Construção Civil e Obras Públicas;
ü Gabinetes de Estudos e Projectos;
ü Câmaras Municipais e Serviços Municipalizados;
ü Gabinetes de Apoio às Autarquias;
ü Instituições de Ensino e/ou Investigação


Engenharia electrónica

A engenharia electrónica é a especialidade das engenharias que lida com a energia eléctrica essencialmente no modo de controle, trabalhando, por essa razão, mais com grandezas eléctricas de pequena amplitude e de elevadas frequências, os chamados sinais eléctricos ou electrónicos.
Engenharia electrónica: cuida da energia eléctrica sob os micro -aspectos de controle, automação e telecomunicação (o trio CAT, embora se costume incluir também a informatização sob a óptica físico - instrumental ou de hardware nesse rol.


Saídas profissionais


ü Programador de equipamentos e sistemas electrónicos
ü Consultadoria de reengenharia
ü Engenheiro de integração de sistemas
ü Investigador


Objectivos operacionais


· A nova licenciatura deve formar profissionais habilitados para:
ü Projectar, preparar a fabricação, ensaiar e manter em funcionamento equipamentos e sistemas electrónicos;
ü Seleccionar, instalar, programar e manter equipamentos electrónicos incluindo módulos específicos para integração em sistemas mais complexos;
ü Conceber, instalar, configurar, programar e manter sistemas completos, com utilização de equipamento heterogéneo disponível comercialmente e módulos concebidos especificamente para integração nos sistemas.
ü Desenvolver investigação avançada nas áreas das novas tecnologias.
Cátia

























CHEFE DE COZINHA


OFTALMOLOGISTA



















MÉDICO

quinta-feira, 3 de junho de 2010


MÚSICO

TÉCNICA DE ANÁLISES CLÍNICAS



DESIGNER DE INTERIORES



ENGENHEIRO MECÂNICO























MEDICINA VETERINÁRIA



Dedica-se à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.


Qual é o seu trabalho ?


A medicina veterinária procura assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc..), assim como sua distribuição, venda e preparo.


Saídas Profissionais:


Clínicas de pequenos animais ou de grandes animais, higiene e saúde pública veterinária, tecnologia dos produtos de origem animal, produção e nutrição animal, ensino, investigação, administração pública, autarquias, câmaras municipais, profissão liberal, inspecção sanitária


Iolanda



PSICÓLOGA














FISIOTERAPEUTA



















ECONOMISTA


Economista é o profissional que busca compreender, modelar e prever o comportamento dos individuos, instituições e os fenómenos económicos.
No sector privado, economistas profissionais encontram emprego como consultores, principalmente nos sectores bancários e de finanças.
As actividades envolvem o estudo da formação de preços de venda, potencialidade de consumo, ponto de equilíbrio, rentabilidade e estratégias para aplicação de recursos financeiros excedentes ou ainda cálculos para financiamentos de longo prazo, etc.





Sara Nogueira

segunda-feira, 31 de maio de 2010


















Ciências Farmacêuticas

O curso de Ciências Farmacêuticas tem como objectivo formar profissionais cuja actividade se situa na fronteira da Física, das Ciências Farmacêuticas e da Biologia, sendo técnicos de saúde com responsabilidade no delineamento, produção e controlo de medicamentos e sua distribuição em armazéns, farmácias e hospitais.
Formação académica

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Saídas Profissionais da Licenciatura


Actividade farmacêutica (Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Distribuição Farmacêutica, Industria Farmacêutica).
Análises Clínicas.
Análises Microbiológicas.
Análises Hidrológicas.
Análises Toxicológicas.
Indústria Agro-Alimentar
Outras com componente químico-biológica.


Hugo Sá

quarta-feira, 26 de maio de 2010















PEDIATRA

O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente.

Requisitos:
É necessário gostar muito de crianças,ter uma grande capacidade de comunicação e de criar empatia, sentido deresponsabilidade e de ética e saber trabalhar em equipa.. É também importante criar alguma distrância emocional a situações de sofrimento.

Formação académica

A licenciatura na faculdade de Medicina é de 6 anos, sendo que o sexto ano é de prática clínica e bloco. A especialização em pediatria é de 2 anos.

Saídas profissionais
Centros de Saúde;
Hospitais;
Clínicas;

Consultório particular;
Hospitais particulares.

















Adriana


A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos (Puericultura) ou curativos.
Aspectos preventivos envolvem acções como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).
Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente.


Sara Ferraz

Que curso escolher?

Eu sou uma das alunas desta turma. Quero seguir Ciências Económicas mas sei que me "safava" melhor em Línguas e Humanidades.É uma escolha difícil pois dela depende o futuro da nossa vida. Andamos confusos e desnorteados mesmo com a ajuda da psicóloga da nossa escola.
Nos tempos que correm ós números do desemprego são assustadores e as pessoas continuam a escolher os mesmos cursos.Veja-se os professores que estão em casa! Não quero fazer parte dessas estatísticas...

Sara Nogueira

terça-feira, 25 de maio de 2010




Guia/monitor/operador Turístico
O guia turístico é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações a grupos que visitam as belezas naturais do território nacional em excursões e em viagens internacionais. Cabe ao guia tratar dos assuntos de embarque e desnbarque de passageiros e bagagens, organizar as actividades do dia, desenvolver itinerários de visitas e atender os passageiros. É atraves dos guias turisticos, que os turistas ficam a entender a cultura e locais novos que estão a visitar, ou seja, o guia é o anfitrião do turista; quando o guia faz um bom trabalho, o turista irá guardar óptimas lembranças do lugar apresentado.
As características desejáveis de personalidade para a pessoa que deseja seguir esta profissão são: dinamismo, iniciativa, criatividade, sociabilidade, espírito de liderança e facilidade de comunicação.






Carolina Dias














Técnico de Energias Renováveis





As habilitações literárias mínimas para se inscrever no curso é o 9º ano de escolaridade.As actividades ligadas às energias renováveis estão a gerar muito emprego e a oferta é cada vez maior.




O que faz o Técnico de Energias Renováveis – Sistemas Solares / Sistemas Eólicos?



É o profissional qualificado apto para programar, organizar, coordenar e executar a instalação, a manutenção e a reparação de sistemas solares térmicos, sistemas solares fotovoltaicos e de sistemas eólicos de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boa prática aplicáveis.


Perfil Profissional:


Variante de Sistemas Solares


· Analisar o projecto de instalação, identificando os equipamentos e acessórios a instalar e a sua localização;
· Definir e preparar as condições necessárias à execução da instalação, da manutenção e da reparação de sistemas solares térmicos e de sistemas solares foto voltaicos, definindo os métodos de trabalho, os meios humanos e materiais e as ferramentas a utilizar;
· Coordenar e supervisionar a instalação dos sistemas solares térmicos, assegurando o cumprimento das normas, dos regulamentos de segurança e das regras de boa prática aplicáveis;
· Coordenar e supervisionar a instalação dos sistemas solares foto voltaicos, assegurando o cumprimento das normas, dos regulamentos de segurança e das regras de boas práticas aplicáveis;
· Coordenar e supervisionar a reparação dos sistemas solares térmicos e dos sistemas solares foto voltaicos, assegurando o cumprimento das normas, dos regulamentos de segurança e das regras de boa prática aplicáveis;
· Executar, sempre que necessário, a instalação e reparação de sistemas solares térmicos e de sistemas solares foto voltaicos de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boa prática aplicáveis;
· Prestar assistência técnica a clientes, aconselhando sobre as diferentes opções e esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas solares térmicos e dos sistemas solares foto voltaicos;
· Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à actividade desenvolvida.


Variante de Sistemas Eólicos


· Coordenar, programar, organizar e executar a instalação de sistemas eólicos;
· Coordenar e executar a reparação dos sistemas eólicos, assegurando o cumprimento das normas, dos regulamentos de segurança e das regras de boa prática aplicáveis;
· Prestar assistência técnica a clientes, aconselhando sobre as diferentes opções e esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas solares térmicos e dos sistemas eólicos;
· Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à actividade desenvolvida.



Ricardo Ribeiro

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quando "for grande" quero ser...




Psicóloga, economista, mecânico, veterinário, médico, farmacêutico, engenheiro mecânico, nutricionista, arqueólogo, militar, cozinheiro-chefe, informático, pediatra, analista, guia turistico, músico, fisioterapeuta, designer, técnico de energias renováveis...são algumas das profissões desejadas. Há, ainda, alguns indecisos.
Com este trabalho de pesquisa pretende-se que fiquem a conhecer melhor estas profissões para que as vossas escolhas sejam mais conscientes e menos românticas.

Boas pesquisas!!!!!!!!!

A D.T.
Ana Santos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Escolha de uma profissão

Assustados, confusos, indecisos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher uma profissão.Surge o medo de não dar certo. A angústia aperta mais diante do variado leque de alternativas dos cursos superiores.São mais de 150 e, a cada dia, surgem novas opções de carreiras e de oportunidades de trabalho. O que fazer' Esse turbilhão de dúvidas não deve ser encarado como um problema grave. Especialistas garantem que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo. Com vários caminhos abertos à sua frente, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apoia a sua certeza em fantasias.Por isso recomenda-se que essa fase da vida seja enfrentada com tranquilidade pelos jovens e suas famílias. Afinal, toda a decisão pressupõe incertezas e uma dose de risco. E esse é o grande desafio do jovem diante do novo e do desconhecido.



Blog em construção